Rita Lobo ensina a fazer Semifredo de doce de leite com café. A clássica sobremesa italiana ganha aqui uma receita cheia de truques para deixar o preparo mais cremoso e arejado. Esta versão é a combinação perfeita de sabores de café e caramelo.
Rita Lobo ensina a fazer Semifredo de doce de leite com café. A clássica sobremesa italiana ganha aqui uma receita cheia de truques para deixar o preparo mais cremoso e arejado. Esta versão é a combinação perfeita de sabores de café e caramelo.
Ingredientes do Semifredo de doce de leite com café – ⅔ xícara (chá) de leite com leite (cerca de 180 gramas) – 1 lata de creme de leite (300g) – 1 colher de café instantâneo – 2 claras de ovo – ¼ xícara (chá) de açúcar – Cacau em pó a gosto, para comer
Preparação – 1. Separe 6 formas lisas com capacidade de 150ml. – 2. Coloque o creme de leite na geladeira por 30 minutos – esse é o truque para tirar o soro do creme de leite para que o preparo fique mais cremoso. Enquanto isso, os outros ingredientes são separados. – 3. Após 30 minutos, retire a lata da geladeira e vire-a de cabeça para baixo. Usando um abridor de latas, faça dois furos opostos na lata e vire em uma tigela para extrair o soro até que ele pare de pingar. – 4. Termine de abrir a lata e transfira o creme de leite para uma tigela grande. Junte o café solúvel e misture bem com uma espátula para dissolver — não se preocupe se restarem alguns grãozinhos, eles se dissolverão até o fim do preparo. Acrescente o doce de leite e misture novamente, para incorporar. Reserve.
– 5. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio para aquecer — ela vai ser usada para o banho-maria. Numa tigela média, coloque as claras, o açúcar e encaixe na panela com água quente. Mexa com o batedor de arame até aquecer as claras e dissolver os grãozinhos de açúcar, cerca de 3 minutos. – 6. Transfira as claras para a batedeira e bata em velocidade média por cerca de 2 minutos, até formar um merengue — ele fica marcado pelo batedor, mas o bico ainda deve estar no ponto intermediário, nem tão firme, nem tão mole. Caso o merengue fique muito firme, será mais difícil de ser incorporado, e você terá que mexer demasiadamente a base do semifredo, o que pode deixá-lo não tão aerado. – 7. Junte cerca de ⅓ do merengue ao creme de doce de leite e misture bem com a espátula de silicone para incorporar. Adicione o restante do merengue e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima.
– 8. Com uma concha, preencha as forminhas com a base do semifredo; coloque numa assadeira (assim fica mais fácil de levar ao freezer) e leve ao congelador para firmar por pelo menos 3 horas (se preferir, prepare no dia anterior). – 9. Para servir: retire o semifredo do congelador, passe uma faquinha afiada na lateral da forminha e desenforme num prato de sobremesa. Sirva a seguir polvilhado com cacau em pó a gosto.