Queijo, amendoim e iogurte melhoram a qualidade do sono

Conheça os alimentos que melhoram a qualidade do sono e quais prejudicam o sono

Você sabia que a alimentação afeta a qualidade do sono? está certo! Alguns alimentos podem ajudá-lo a ter uma boa noite de sono, e alguns alimentos podem prejudicá-lo.

Mas o que você deve comer para dormir bem? A nutricionista Carol Cesa acrescenta que uma alimentação rica em nutrientes e fibras, pobre em açúcar e alimentos ultraprocessados (ricos em sal, açúcar, gordura e aditivos) é a melhor para uma boa noite de sono.

Coma laticínios e sementes antes de dormir Segundo os nutricionistas

O ideal é apostar em alimentos ricos em substâncias que acalmam e reduzem a ansiedade: “Comer alimentos ricos em triptofano – um precursor da serotonina – ajuda a acalmar, reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono: leite, iogurte, queijo, amendoim, castanha de caju”.

“Além disso, alimentos ricos em magnésio (elemento essencial que produz neurotransmissores) também podem ser bons aliados. São sementes de gergelim, abacate, sementes de abóbora, amêndoas, nozes.”

O que você não pode comer à noite?

Para dormir bem, evite café, chocolate e frituras.  Como explica Carol Sessa, eles podem causar inquietação e atrapalhar a digestão.

“Alimentos ricos em cafeína (café, chá verde, chá preto, erva-mate, chocolate e refrigerantes de cola) podem causar agitação, aumentar a ansiedade e piorar a qualidade do sono. Churrasco) podem dificultar a digestão porque são mais difíceis de digerir.”

Quanto tempo você pode comer antes de ir para a cama?

Os nutricionistas dizem que a última refeição do dia deve ser feita uma a duas horas antes de irmos para a cama. Ela recomenda comer alimentos leves, como frutas, iogurte, mel, nozes ou aveia quente.