Confira 6 opções para substituir o pão no café da manhã: vejas as dicas saudáveis e práticas da nutricionista Pollyana Rocha

Um pão francês no café da manhã, principalmente se estiver fresco e quentinho, tem o seu valor, né? Ele é uma escolha tradicional do brasileiro para essa refeição e costumar ser consumido com produtos como manteiga, margarina, requeijão e queijo.

Mas se você está querendo diminuir a quantidade de farinha de trigo na sua alimentação ou simplesmente quer variar o cardápio, reunimos algumas dicas de como substituir o pão no café da manhã e, para isso, conversamos com a nutricionista Pollyana Rocha: "Para substituir essa fonte de carboidrato no café da manhã, a ideia é escolher fontes mais interessantes do ponto de vista nutricional, como frutas e raízes ou fazer combinações inteligentes como cuscuz com ovo, e tapioca com homus, por exemplo". Saiba mais a seguir:

Como substituir o pão no café da manhã: veja 6 opções

A nutricionista Pollyana Rocha afirma que, no café da manhã, o ideal é garantir a presença de todos os grupos alimentares, fornecendo para o organismo vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas, além do carboidratos. Veja algumas boas opções para o café da manhã:

FRUTAS

Assim como o pão, as frutas têm carboidratos, mas elas têm mais nutrientes que favorecem o metabolismo e a saúde geral, como vitaminas, minerais e fibras. No café da manhã, você pode consumi-las com iogurte, leite, granola, aveia e na forma de smoothies/vitaminas.

Mandioca cozida

Essa boa fonte de carboidratos é uma ótima opção para proporcionar saciedade. Você pode combiná-la com ovo, patês e cremes de queijo.

Tapioca

Ela é rica em carboidratos, mas não tem glúten. Para rechear a tapioca, você pode optar por alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, como ovo, queijo e abacate.

Cuscuz

Assim como a tapioca, ele não contém glúten. É fonte de fibras e vitaminas do complexo B. A nutricionista Pollyana Rocha afirma que é uma boa opção para o café da manhã, mas que é "importante inserir alimentos de outros grupos para proporcionar mais saciedade, como ovo, queijo ou leite".

Biscoito de arroz integral:

Tem baixa quantidade de gordura e calorias, e é uma boa opção para quem gosta de um alimento leve pela manhã. Você pode comer o biscoito de arroz com o que preferir: homus de grão-de-bico, ricota de amêndoas e abacate são boas escolhas.

Panqueca integral

Feita com farinha de aveia, é fácil de preparar e bem versátil, pois pode ter o recheio de sua preferência, como pasta de amendoim, frutas, geleias e cremes de queijo. Confira a receita da nutricionista Pollyana Rocha: é só misturar 1 colher de sopa de farinha de aveia, 2 ovos, 1 colher de sopa de bebida vegetal ou leite, meia colher de café de fermento em pó e temperos a gosto. Depois, leve a mistura a uma frigideira untada e doure dos dois lados em fogo baixo.

VEJA TAMBEM

Como fazer Brigadeiro Gourmet