– 1. Numa panela de fundo largo, em fogo alto, adicione 1 fio de óleo e doure o rabo de boi temperado com meia colher de sopa de sal, pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha, tomilho debulhado e pimenta-do-reino moída a gosto, pingando água de vez em quando para dourar bem. Mais ou menos 30 minutos. – 2. Adicione as cebolas médias picadas, alho picado e refogue por 2 minutos ou até começar a dourar. – 3. Junte o vinho tinto seco e deixe evaporar o álcool (30 segundos). Transfira a rabada e o caldo para uma panela de pressão e adicione shoyu, água fervente e cozinhe por 45 minutos após pegar pressão.
– 4. Retire a rabada e reserve 2 xícaras de chá do caldo. Desfie toda a carne, deixando os ossinhos pequenos com a carne para decorar. – 5. Na mesma panela que dourou a carne, aqueça 1 fio de óleo, refogue meia xícara de chá de cebola picada e meia colher de sopa de alho picado até começar a dourar. – 6. Junte o arroz branco, refogue rapidamente, adicione água fervente, 2 xícaras de chá do caldo de cozimento da rabada (já reservado), sal a gosto e tampe a panela. Cozinhe por mais ou menos 15 minutos, sem deixar a água secar totalmente.
– 7. Observação: mantenha o caldo de cozimento da rabada aquecido para acrescentar mais se precisar. – 8. Apague o fogo, junte a rabada desfiada, um pouco mais de caldo de cozimento da rabada aquecido, folhas de agrião, misture e sirva em seguida.