Conheça os alimentos que melhoram a qualidade do sono e quais prejudicam o sono
Veja também:
Você sabia que a alimentação afeta a qualidade do sono? está certo! Alguns alimentos podem ajudá-lo a ter uma boa noite de sono, e alguns alimentos podem prejudicá-lo.
Mas o que você deve comer para dormir bem? A nutricionista Carol Cesa acrescenta que uma alimentação rica em nutrientes e fibras, pobre em açúcar e alimentos ultraprocessados (ricos em sal, açúcar, gordura e aditivos) é a melhor para uma boa noite de sono.
Coma laticínios e sementes antes de dormir Segundo os nutricionistas
O ideal é apostar em alimentos ricos em substâncias que acalmam e reduzem a ansiedade: “Comer alimentos ricos em triptofano – um precursor da serotonina – ajuda a acalmar, reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono: leite, iogurte, queijo, amendoim, castanha de caju”.
“Além disso, alimentos ricos em magnésio (elemento essencial que produz neurotransmissores) também podem ser bons aliados. São sementes de gergelim, abacate, sementes de abóbora, amêndoas, nozes.”
O que você não pode comer à noite?
Para dormir bem, evite café, chocolate e frituras. Como explica Carol Sessa, eles podem causar inquietação e atrapalhar a digestão.
“Alimentos ricos em cafeína (café, chá verde, chá preto, erva-mate, chocolate e refrigerantes de cola) podem causar agitação, aumentar a ansiedade e piorar a qualidade do sono. Churrasco) podem dificultar a digestão porque são mais difíceis de digerir.”
Quanto tempo você pode comer antes de ir para a cama? Os nutricionistas dizem que a última refeição do dia deve ser feita uma a duas horas antes de irmos para a cama. Ela recomenda comer alimentos leves, como frutas, iogurte, mel, nozes ou aveia quente.
Aproveite também para incluir chá de camomila, melissa ou de maracujá na sua rotina. “Eles podem ser consumidos ao longo do dia. Três xícaras por dia, no máximo – uma no café da manhã, uma à tarde e uma antes de dormir”, recomenda Carol Sessa.