Pular para o conteúdo

Crescimento nos cursos de culinária e gastronomia

Avalie essa receita

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas procurassem por uma nova formação – muitas vezes, visando a atuação profissional. Para se ter uma ideia, dados do Sebrae mostram que de 2020 a 2021, a busca por formações online aumentou em mais de 200%. E nesse cenário, os cursos de culinária e gastronomia vêm se destacando.

A culinária é um tema que está em alta no mercado brasileiro já há bastante tempo, sobretudo em termos de entretenimento. Desde que o programa MasterChef estreou na televisão brasileira, muitas pessoas passaram a se interessar um pouco mais sobre a gastronomia de uma maneira geral.

Mas o crescimento não parou por aí. O tema ganhou novos programas de sucesso em diversas plataformas, como Pesadelo na Cozinha, Somebody Feed Phill e muito mais. Até mesmo no TikTok é possível encontrar vídeos sobre culinária e gastronomia que estão simplesmente bombando.

Com o assunto em alta, muitas pessoas começaram a procurar por cursos na área de culinária e gastronomia. Afinal de contas, cresceu o número de empreendimentos no ramo gastronômico, assim como o interesse de pessoas por serviços do gênero. Mas para empreender na área, é preciso ficar por dentro de alguns detalhes.

Por que eu devo fazer um curso de culinária e gastronomia?

O fato é que a procura por cursos de culinária e gastronomia vem crescendo com base em dois fatores: hobbies e empreendimento. Ambos, de certa forma, têm a ver com a pandemia da Covid-19. Com mais tempo em casa, as pessoas quiseram a aprender mais sobre determinados assuntos – e a culinária é um destaque. Além disso, o ramo culinário cresceu, e isso indica uma grande oportunidade para quem quer trabalhar na área.

A vantagem de fazer um curso de culinária e gastronomia é ter conhecimento necessário tanto para empreender na área como, também, para alimentar um bom hobby. No que diz respeito à parte empreendedora, o delivery de comida, por exemplo, é um setor com alta demanda nos dias de hoje e que pode ser ainda mais explorado.

Dados divulgados na pesquisa Consumo Online no Brasil, da agência Edelman, mostram que 66,1% das pessoas passaram a pedir delivery de comida pelo menos uma vez por semana durante a pandemia, porcentagem que antes era de 40,5%. Em relação aos pedidos diários, os números foram de 14,2% para 22,1%.

No entanto, para empreender no ramo de culinária e gastronomia é preciso ficar atento a alguns detalhes. E um deles é, sem sombra de dúvidas, o local de atuação.

A importância de ter um bom local para o seu negócio de culinária e gastronomia

Com a retomada da vida pós pandemia, temos dois cenários de consumo convergindo. O primeiro, o das pessoas que já estão mais acostumadas a pedir comida por delivery e que, portanto, mantém esse hábito. O segundo, aqueles que cansaram de ficar em casa e que, então, querem sair para comer.

Independentemente do cenário, é importante ter um bom imóvel para desenvolver o seu negócio de culinária e gastronomia. Isso facilita não apenas em termos de planejamento para velocidade das entregas, como também para atrair consumidores.

Um restaurante, lanchonete, hamburgueria e pizzaria que está localizado em um lugar acessível e que possui uma boa decoração sai na frente de muitos dos concorrentes. Agora, se você está pensando em focar no delivery, é importante ter um espaço apto para cozinhar e já ir pensando em uma receita que chame a atenção. No próximo tópico, lhe daremos uma dica.

Uma receita de culinária que vai ajudar no seu delivery

Um lanche que está em alta nos últimos anos e que é muito pedido nos deliverys é o hambúrguer artesanal. Ele costuma transmitir uma boa presença e é sempre uma boa alternativa para vendas. Sendo assim, confira uma receita prática para ajudar com o seu negócio:

  • 1 kg de carne moída (patinho)
  • 1 cebola média picada
  • 1 sachê de creme de cebola
  • 4 dentes de alho picado
  • Sal e pimenta a gosto
  • Cebolinha a gosto
  • Orégano a gosto

Misture todos os ingredientes, amasse bem e forme pequenas bolinhas. Depois, achate as bolinhas para ela ter aquele fino formato de hambúrguer. Frite em uma frigideira, antiaderente, colocando apenas um fio de olho.