Pular para o conteúdo

Bolo torre de morango sem glúten

Avalie essa receita

Receita de bolo torre de morango sem glúten e lindo para incrementar suas festas e até suas finanças se fizer para vender. Confira a delícia!

+Receitas

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara (chá) de arroz cru (deixe de molho em água por 3 horas e escorra)
  • 1 pote de iogurte natural (170 g)
  • ¾ de xícara (chá) de óleo (180 ml)
  • 4 ovos (200 g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
  • 50 g de coco ralado
  • 50 g de parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento químico (10 g)

Recheio

  • 500 ml de creme de leite fresco gelado
  • 1 colher (sopa) de açúcar (20 g)
  • 2 caixinhas de morangos lavados e secos (600 g)
  • 100 g de suspiros quebrados (reserve alguns inteiros para decorar)
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Decoração

  • 200 g de cobertura fracionada sabor chocolate branco
  • Placa de textura para bolos
  • Frutas vermelhas, flores comestíveis e ramos de hortelã

 

Modo de preparo

Massa

  1. No liquidificador, bata o arroz com o iogurte e o óleo até dissolver.
  2. Aos poucos, acrescente os demais ingredientes.
  3. Divida em 2 fôrmas (20 cm de diâmetro) untadas com óleo.
  4. Asse em forno médio preaquecido (180 ºC) até firmar.
  5. Desenforme morno e deixe esfriar.

Recheio

  1. Bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até obter picos firmes (ponto de chantili). Reserve na geladeira.

Montagem

  1. Corte as massas com um aro de 15 cm e divida em 2 camadas (reserve as rebarbas).
  2. Coloque o aro no prato, disponha uma tira de acetato na parte interna e acomode uma camada de massa e outra de chantili.
  3. Espalhe morangos picados e retalhos das rebarbas de massa reservadas.
  4. Faça uma camada de suspiro quebrado e coloque mais chantili.
  5. Repita o processo com os outros 3 discos de massa, finalizando com chantili.
  6. Leve à geladeira por ao menos 2 horas.
  7. Para a decoração, derreta a cobertura e espalhe sobre a placa de textura (cortada no diâmetro do bolo e na altura desejada).
  8. Deixe iniciar a primeira cristalização (chocolate seco ao toque do dedo, mas ainda maleável).
  9. Desenforme o bolo e aplique a placa de textura em toda a volta.
  10. Deixe secar completamente e retire o acetato.
  11. Decore com frutas vermelhas, suspiros inteiros, flores comestíveis e raminhos de hortelã.
  12. Ao cortar o bolo, a placa de chocolate branco irá quebrar. Surpreenda seus convidados servindo a fatia com um pedaço dessa decoração!

Perguntas Frequentes sobre Bolo Torre de Morango sem Glúten

  1. Posso substituir a farinha de trigo por outra farinha sem glúten? Sim, você pode substituir a farinha de trigo por uma mistura de farinhas sem glúten, como farinha de arroz, farinha de amêndoas, farinha de coco ou farinha de aveia certificada sem glúten. Experimente diferentes combinações para encontrar a que melhor se adapta ao seu gosto e necessidades dietéticas.
  2. É possível substituir os morangos por outra fruta? Sim, você pode substituir os morangos por outras frutas de sua preferência, como framboesas, mirtilos, amoras ou pêssegos. Escolha frutas frescas e maduras para obter o melhor sabor e textura para o seu bolo.
  3. Posso fazer este bolo antecipadamente? Sim, você pode preparar o Bolo Torre de Morango sem Glúten com antecedência. Deixe-o esfriar completamente após assar e depois armazene-o em um recipiente hermético na geladeira por até 2 dias antes de montar a torre.
  4. Como garantir que o bolo não fique seco? Para garantir que o bolo não fique seco, certifique-se de não assá-lo em excesso. Use um palito de dente para verificar se o bolo está assado; ele deve sair limpo ou com algumas migalhas úmidas grudadas. Além disso, adicione ingredientes úmidos como iogurte, leite ou purê de frutas à massa para manter a umidade.
  5. Posso congelar o Bolo Torre de Morango sem Glúten? Sim, você pode congelar as camadas de bolo sem glúten antes de montar a torre. Deixe as camadas esfriarem completamente, embrulhe-as em filme plástico e depois em papel alumínio para evitar a formação de cristais de gelo. Elas podem ser armazenadas no freezer por até 1 mês. Descongele-as completamente antes de montar a torre.
  6. Posso fazer este bolo em uma forma diferente? Sim, você pode assar a massa em uma forma diferente, como uma forma redonda, quadrada ou de bolo inglês, se preferir não montar uma torre. Ajuste o tempo de cozimento conforme necessário, dependendo do tamanho e da forma da sua assadeira.
  7. Posso substituir o creme de leite por outra coisa? Se preferir evitar o creme de leite, você pode usar leite de coco ou creme de coco espesso para a cobertura. Certifique-se de ajustar a quantidade de açúcar conforme o seu gosto, já que o leite de coco pode ser naturalmente mais doce do que o creme de leite.
  8. Posso decorar o Bolo Torre de Morango sem Glúten com outros ingredientes além de morangos? Sim, você pode decorar o bolo com outras frutas frescas, raspas de chocolate, flores comestíveis ou folhas de hortelã para dar um toque decorativo e saboroso à sua criação.

Receita de bolo torre de morango sem glúten e lindo para incrementar suas festas e até suas finanças se fizer para vender. Confira a delícia!